terça-feira, 31 de março de 2015

Vai um homem à pesca e nem peix'acha

Boas companheiros de faina!

Estes últimos tempos têm sido algo fracos em capturas.
Mas pelo menos o que me vai alegrando, é saber que o mal não tem sido só nosso!! É geral, salvo, concerteza algumas zonas do país e estar no dia e na hora certa em determinado pesqueiro. Como todos sabemos, a pesca é mesmo assim....

Tivemos pescas, em que o mar estava praticamente com quase todas as condições para o peixe lá andar. O que não quer dizer que não estivesse, nós é que não o sentíamos e pela malta que por vezes apanhávamos nos pesqueiros perto de nós, também não os víamos a tirar nada. Mesmo falando com quem vai lá regularmente, o resultado final era o mesmo. As iscadas iam e vinham. Nem a rataria pequena para chatear e irmos fazendo novas iscadas.
Tive uma altura em que decidi parar por uns tempos para aliviar as valentes grades... Mas, depressa nos resolvemos a voltar a carregar nos anzóis.
Melhor ainda, é termos chegado finalmente à hora de verão e assim que o mar esteja de feição vamos carregar na caça submarina, fazendo as nossas incursões ao final do dia depois do trabalho e não temos que estar à espera de boas condições de mar ao fim-de-semana...

Em várias pescas, apenas me calhou um pequeno robalo que sucumbiu a uma iscada de sardinha e engoliu tanto o anzol, que acho que lhe tinha que cortar o rabo para tirar o anzol. Hehehehe
Lá teve que ir para o saco. pena estar tão magro.

Este mês, fui aproveitar o dia da super maré. O Gonçalo estava a trabalhar e a convite de um colega meu, o Fábio, fui-me iniciar num novo tipo de pesca.
Ele nasceu e cresceu junto ao rio e é uma zona que conhece bem. Apesar de fazer esta apanha muito esporadicamente.
Fomos às ameijoas e aos lingueirões....

Gostei muito da experiência e com toda a certeza, vai ser para repetir....

Aqui fica um pequeno vídeo que fiz a apanhar alguns dos lingueirões.

Mas o melhor mesmo, foi o resultado final da mesma :)

Forte abraço e boas fainas para todos!!

1. Boas Francisco, apesar de postar uma boa pesca, eu também tenho tido dias assim, a ratagem por aqui também não esta presente, quando é peixe é do bom.
    Bela mariscada amigo, devias era ter apanhado uns caranguejos ai do rio, dos verdes, para os dentolas grandes são um mimo, e aguentam em casa varias semanas no fresco.
    Agora com a hora nova vais começar a apanhar aquele marisco do bom :):)
    Força ai, grande abraço.

1. Boas João!
      A crise é mesmo geral, mas tu conseguiste bem acertar no dia e no pesqueiro ;)) e que pesca....
      No meio daquela molhada de ameijoas e lingueirões, também lá estavam uns caranguejos dos verdes amigo. Conforme iam aparecendo, saltavam de imediato para o balde ;))
      Lembrei-me de um dos teus últimos relatos e nem pensar deixá-los por lá, hehehe
      Hoje vou mete-los a nadar no anzol ;))
      Ando cá com umas saudades de umas navalheiras, bruxas e santolas que nem imaginas.....

2. Boas Pessoal!!

Quem me dera essas saídas a caça ao final do dia... se tivesse o pesqueiro perto de casa era quase todos dias!
    É verdade, está difícil para muitos!! Ao menos vai dando apra o petisco não!!!

Força nisso!
    Um abraço

1. Boas Cris!!
      É pena estares tão longe, senão ias atacar com a malta nuns finais de tarde para lavar a alma e apanhar uns pexitos ou uns mariscos para o petisco :)
      Mesmo difícil, lá vai dando qualquer coisa. Não dá é para estar parado. E petisco não tem falhado ;)

3. Comé Chico!
    Foste tirar o pó do material :)
    Ao contrario de ti eu prefiro que a rataria não ande lá, pois andar a fazer iscadas para ratos não obrigado :)
    Se bem que a rataria por um lado é bom sinal, é sinal que há peixe a crescer...
    O mal é geral e está difícil de dar com eles, embora eu ontem tenha me safado ;)

As fotos da mariscada já tinha visto mas não posso deixar de elogiar essa boa apanha, e esse arroz com um piripiri nem essa garrafa chegava ;))

Bom relato Chico e força aí.
    Abraço

1. Atão Lobão!!
      Acho que por cima do pó, já começava a haver teias de aranha de tão sossegado que o material andava, hehehehe
      Estou 100% de acordo contigo em relação à rataria.... mas, naqueles dias em que não se sentia nada e as iscadas vinham como iam, tive saudades dos pequenotes para entreter!!...
      Tu e os teus travessões falam a mesma língua... lá os vais conseguindo encantar e trazes sempre algum para casa!!

Olha que acertas-te em cheio.... aquela garrafa foi curta para acalmar o piripiri que meti no arroz!! hehehe

Obrigado Pedro

4. Boas Francisco,
    Isto anda díficil... Quando está tudo perfeito o peixe não anda lá... Mas pelo menos sempre deu para destressas um pouco... :)
    Foste fazer a maré e fizeste muito bem! Essas jornadas tb são um pouco cansativas, mas pelo menos há sempre petisco garantido! LOL
    Bom venham os dias grandes para vcs irem dar com eles dentro de água! :)

Forte Abraço e bons tiros

5. Boas Manel!!
    Até dói a alma de ver umas condições tão boas e os maganos não dão sinal de vida!! Mas realmente este "nosso" vicio é do melhor para arejar a tola...
    No dia seguinte de ter feito a maré estava todo esganado das costas e das pernas... Mas recuperei logo quando me sentei à mesa a desfrutar da pesca, hehehehe
    Tu também deves bem saber como se fica quando vais para a ria :)
    Agora é esperar para ir molhar o fato... já me deito a pensar nas navalheiras dentro dos buracos e depois a saltarem para a panela, hehehe
    Grande e forte abraço

6. Grande Chico,anda fraco de peixe,mas lá arranjas-te lingueirão e amêijoas pó jantar, agora que a hora mudou, vão começar as nossas jornadas a barbatana. Um abraço a todos.

7. Comé Gonçalão!!
    Na próxima investida ao marisco de casca, já temos que ir os dois ;)
    Vamos começar a tirar o pó às barbatanas.... Ehehehehe