segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Sargo de Carnaval

Boas a todos!!

As últimas pescas que temos feito, tem saído pouco peixe!!
Pelos relatos de malta daqui da zona e falando directamente com alguns, a quantidade e a qualidade tem sido algo escassa.... E a mim particularmente, a sorte não tem sorrido nas duas últimas investidas!!
Não sei se pelas águas frias ou se por outros factores. O que é certo é que anda escasso.
Este fim de semana, não tinha a companhia do Gonçalo, mas mesmo assim lá fui eu para tentar a sorte.
Cheguei ao pesqueiro cedo. A ideia era fazer a maré!
Assim que o dia começou a clarear, vi que a cor da água naquele spot não era a melhor. Tentei insistir mais um pouco, tentando bater os cantinhos por onde os maganos costumam andar e a engodar forte, Mas decididamente não andava nada por ali...
Mudei de sitio mais duas vezes até assentar no pesqueiro onde depositei mais confiança.
O período era grande e por vezes vinham umas ondas das grandes, que fazia com que me tivesse que recolher para não ficar molhado. O que chegou a acontecer, mais que uma vez....
Não ver ninguém por ali, levantava-me a suspeitas que ou estava tudo com frio e com medo da chuva ou todos sabiam que o peixe estava por outras paragens....
Sabia, que naquela zona se tinham tirado uns peixes bons num passado nada distante...
Passado algum tempo, vejo a ponta de uma cana numa pedra perto de mim!! Havia outro doido pela zona, não era o único :)
Passado algum tempo, vejo-o a ir embora com a cana às costas e eu por lá fiquei a insistir na zona e a carregar no engodo...
O mar estava bonito e com cara de dar uns peixes, mas a bóia teimava em não dar sinal.


O vento não deixava sentir 'aqueles toques de ratice', mas por vezes amainava e lá sentia a bóia.
Até que sinto aquilo por que já morria de saudades.... um tica, tica na linha. Era um 'rato'a roer-me a isca....
Fiz a ferragem e vejo a bóia a desaparecer..... Não era nenhum sargo velho, mas já deu para sentir a cana e o carreto a dar sinal. Peixe cá para cima e volta a insistir na esperança que eles tivessem entrado.... Em vão, aquele deve ser como eu com o Carnaval.... Não liga nenhuma e ficou por ali, enquanto os outros devem ter ido em cardume passar o Carnaval fora....


Passado algum tempo, arrumei a trouxa e vim-me embora com um peixe no saco. Pelo menos quebrei o enguiço!!...

18 comentários:

  1. Boas Francisco,
    já não foi mau de todo, pelo menos mataste saudades, sem duvida que o mar esava com bom aspecto, mas quando não anda lá peixe nada podemos fazer.
    Espero que o peixe tenha vindo para a zona Oeste, é que fui desafiado pelo meu júnior a realizar uma pescaria à bóia na 4ª para ele matar saudades, assim era bom que desse um peixinho, vamos ver.
    Abraços e melhores dias virão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Pedro!
      O mar naquela zona, estava bem bonito para dar uns peixes. Mas não é tudo :) pode estar bonito mas os maganos não andavam por lá.
      Acho que foram para o Carnaval da tua zona, que é bem mais conhecido e só espero que tenhas mais sorte que eu e o teu Júnior faça o gosto ao dedo com uns porreiros...
      Forte abraço

      Eliminar
  2. Boas Francisco,
    Pelo menos tinhas o pesqueiro só para ti sem stresses... :)
    Tens que ir ver aonde é que eles vão jogar o carnaval... LOL

    Forte Abraço e melhores fainas virão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Manel!!
      Bom, bom era ter o pesqueiro só para mim e carregar uns dentuças porreiros... Eles mais tarde ou mais cedo voltam...
      O que vale é que o Carnaval são poucos dias....hehehe
      Forte abraço e vai-te aos cardumes de um ou de dois ;)

      Eliminar
  3. Comé Chico!
    Quer dizer que o teu comparsa Gonçalo foi passear pá Espanha e tu foste à pesca :)
    O mal é grande e por todo lado pelos vistos.... ainda trouxeste um sargo pó jantar :)
    Melhores dias virão Chico!!
    Abraço e força aí..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Lobão!!
      O Gonçalo aproveitou uns dias para ir à terra dos nuestros hermanos e eu tive que carregar sozinho!!
      Já me andava a fazer falta ir à pesca... As condições estavam quase todas reunidas. Faltou o principal :)
      Mas eles vão voltar e nós vamos lá estar ;) :)
      Forte abraço e vai-te aos cardumes de um ou de dois ;)

      Eliminar
  4. Boas Francisco,
    Calma que eles adem aparecer, agora é normal nesta altura do ano os gajos eles andarem mais fugidos, mas quando aparecerem veem cheios de fome:) lindas fotos e ainda trouxeste um para quebrar o enguiço:):)
    força ai amigo, um grande abraço.

    ResponderEliminar
  5. Atão João!!
    Junta-se o frio, com a altura do ano e o Carnaval e dá um cocktail para os gajos desaparecerem, hehehe
    Quando os maganos voltarem com a barriga a roncar de fome, quero ver se lá estou para lhes dar de comer :)
    Pelo menos ainda deu um para fazer o gosto ao dedo e matar saudades de sentir peixe!
    Grande e forte abraço amigo

    ResponderEliminar
  6. Comé Francisco!
    Tá escasso!! Não há meio de se ver peixe como deve ser! Ao menos tiraste a barriga de misérias e mataste o vicio... Já dá para divertir!
    Força nisso!

    Um abraço

    Um abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atão Cris!!
      Este já deu para matar saudades... Agora, aguardamos que a água fique em condições de visibilidade e proporcione disponibilidade de podermos lá ir para fazer o gosto ao gatilho.... Assim como tu tinhas de visibilidade no teu último post ;) quando poderes, ataca nesta altura do defeso....
      Já deu para divertir sim senhor :)
      Forte abraço

      Eliminar
  7. Ora então boa noite meus amigos, já estou de volta,deixei o meu companheiro de pesca a tomar conta dos peixes e fui passear com a "Patroa" até Barcelona, antes que me ponha as malas á porta 😜. Mas os peixes ficaram bem entregues com o meu amigo Chico a dar conta do recado. Grande Chico mais um excelente relato. Grande abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comé Gonçalão!!
      Bem vindo de volta e a ver se vamos lá ver se os maganos já encostaram ou não.... eles não avisam :)
      Grande abraço companheiro

      Eliminar
  8. Antes um do que nada... Venham mais assim. Um abraço Francisco.
    Filipe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas Filipe!!
      Tens toda a razão... antes um que nada!
      Vamos insistindo até os maganos aparecerem com fome :)
      Grande abraço

      Eliminar
  9. Boas Francisco, tens de "dar milho aos pombos", (engodar ao belisco), tens ai bons pesqueiros e por certo esse não andava sozinho.
    Cumps e boas pescarias, dentro e fora de água :)

    ResponderEliminar
  10. Boas Fernando!!
    Muito bem vindo a este nosso espaço :)
    A isso se chama ter "olho para a coisa"... Não me ocorreu de todo, ter começado a engodar dessa maneira para ver se tinha mais sucesso!!...
    Fica para uma próxima, quando as condições estiverem parecidas com estas num pesqueiro perto de mim!
    Realmente a tua leitura do mar e do pesqueiro é muito boa, como já o fizeste no teu blogue. Recordo-me particularmente, do teu relato ao spining com umas fotos dentro de água e uma de uns sargos com água lusa. Muito bom.
    Ataca forte nesses sargos com o arpão nesta altura de "defeso" pelas tuas bandas....
    Forte abraço

    ResponderEliminar
  11. Grande Francisco..:-) Mais vale um que nenhum amigo..hehehe. Deixa estar que os peixes também gostam do carnaval...hahaha. Com calma eles voltam e ai já podes fazer o gosto à alma..:-)

    Aquele abração e força amigo

    Luís Malabar

    ResponderEliminar
  12. Boas Luís!!
    Ando eu para aqui a chorar de ser uma pesca só de um e tu com uma bitola 4 vezes este, já salta para a água para ir crescer... hehehehe
    Eles quando encostarem para comer, conto lá estar para lhes matar a fome :)
    Os gajos até já gostam das nossas tradições... Isto está tudo mudado!! :)
    Carrega aí nesses monstros e carrega aí um vídeo daqueles que demoram 12 horas a ficar pronto para a malta ver e se deliciar ;)
    Grande e forte abraço amigo

    ResponderEliminar