quinta-feira, 16 de abril de 2015

Dia de S. Matateu

Boas Companheiros de Pesca.

No Sábado fui jantar com o meu grande amigo Chico, que me desafiou para irmos a pesca no Domingo, Claro que não ia negar tal desafio, tínhamos como isco caranguejo e camarão, hora e local combinado e tá feito...
O Chico chegou ao Guincho por volta das 7h da manhã, já eu devido a uns canecos que bebi a mais na noite anterior cheguei com 15 minutos de atraso, Já o Chico tinha um bom sargo dentro do saco. Preparo o material e isco dentro de água, Mas parece que aquele sargo deveria ser um solitário. Ainda estivemos algum tempo naquele pesqueiro e nada. 
As condições pioraram e o mar sempre a atirar as pesca para cima das rochas. Decidimos mudar para outro spot um pouco mais ao lado, onde o Chico tirou mais 2 sargos e eu zero. 
Deu para apanhar sol, mas acima de tudo reina a boa disposição.


Segunda feira, estou de folga o que fazer, o que fazer??... Ir a pesca claro!! 
Embora o meu companheiro Chico estivesse a trabalhar, lá rumei eu mais o meu primo Bruno por volta das 9 da manhã para um pesqueiro um pouco mais calmo, sendo ele ainda principiante e afim de lhe dar algumas dicas.
O mar tinha bom aspecto, bem isto promete pensei eu!!



Ensino o meu primo Bruno  a preparar as coisas, já eu tinha feito o meu trabalho em casa!
Pescas na água, ao fim de 10minutos o meu primo saca um sargo de boa medida, e eu nem um toque,
Nova iscada ele factura outro, e eu nada, vou experimentar um spot perto de onde estava, mas sem sucesso, a pesca sempre a correr para cima das pedras,volto para junto do Bruno já ele ia com 3 de avanço, pensei!!! Está a porca ruím!! Hoje vai ser igual a pesca de ontem! Graaddeee!! Ainda insistimos ali por mais um tempo, mas não saiu mais nada.
Por volta da 13h decido mudar de pesqueiro, pois ali já era.
Segui-mos para outro pesqueiro com muito bom aspecto, que por sua vez já tem dado algumas alegrias a mim e ao Chico em caça submarina. Faço uma iscada com caranguejo, lanço e mal caiu na água o pião afunda, faço a ferragem, mas parecia ter ferrado nas pedras!! Dassss, já prendeu!! 
De repente o carreto começa a cantar e umas valentes cabeçadas, temos bom peixe!! Boa luta com o peixe, tentei evitar que a linha roça-se na Lage que estava carregada de percebe e peixe a seco. Um belo sargo. Já safei a grade, nova iscada e nada, ainda ficamos ali por mais umas 3 horas, mas devia ser um sargo solitário. 
Demos por concluída a nossa pescaria e segue o momento das fotos para mais tarde recordar.
























                                                    Um Abraço a todos  e boas pescas.

14 comentários:

  1. Se fosse Sargo também não me aproximava de ti, só o bafo a alcool...! LOOOL
    Isso, vai ensinando o primo que ele faz-te os olhos negros! eheheh
    Bons Matateus, boa companhia e boa disposição é que é necessário ; )

    Saúde, da boa, para todos! ; ))

    ResponderEliminar
  2. Saíram poucos mas Bons Gonçalo!
    O resto é conversa ehe
    Na tarda começam aí com os mergulhos!

    Força nisso.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Grande Pêjota, o peixe aqui também gosta da pinga, devem foi ter feito alguma noitada, e acordaram mais tarde!! Mas espera, agora deixaste-me a pensar!! O Chico também estava afastado de mim, será que era mesmo o bafo a álcool??!! Grande abraço para ti.

    ResponderEliminar
  4. Boas Cristóvão,sim poucos mas bons, é verdade a temporada de mergulho vai começar, a ver como vamos ser brindados este ano, não começou mal com o Chico a facturar um bom safio de 11kg. Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas Gonçalo,
    Acho que tens que ser mas é professor... LOL
    Pelo menos sempre passaste dois dias ao pé do mar sem chibinho e já com algumas emoções!!!

    Forte Abraço e aperta com eles

    ResponderEliminar
  6. Amigo Manuel,pois secalhar é melhor ser professor,a teoria tenho agora a pratica é preciso que os peixes andem lá. Tenho que estar em contato com o mar, senão estiver sinto logo falta de sal no sangue lolol. Grande Abraço

    ResponderEliminar
  7. Boas Gonçalo,
    Foram poucos mas bem bons, esse já é um belo Matateu...
    Para próxima carregam de sargaria...
    Boas fotos e certamente que o convívio também valeu a pena...
    Força ai para futuras sargalhadas. um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Grande João, lá deu para safar a grade, mas anda fraquinho, é esperar por melhores dias,grande abraço e carrega no litoral alentejano

    ResponderEliminar
  9. Comé Gonçalo!
    Poucos mas bons!
    É preciso é um gajo curtir a pesca, porque aquele dia bom vai chegar mais cedo ou mais tarde ;)
    Abraço e força aí

    ResponderEliminar
  10. Comé Gonçalão!!
    Custou a levantar, mas como sempre não falhas-te :) és uma máquina...
    Com esse matulão, já deu para meteres a cana e o carreto a trabalhar, é o que se quer...
    Melhor ainda, foi o magano ter vindo parar ao saco e depois teres-te deliciado a dar conta dele no prato ;) ...
    Grande e forte abraço amigo

    ResponderEliminar
  11. Grande Lobo,é verdade poucos mas bons,amanhã é dia de ir a eles, ver como corre, se já andam com vontade para comer. Força aí. Grande abraço

    ResponderEliminar
  12. Chicão este matateu bateu com as costas na grelha que foi um instante:) acompanhado com uma vinhaça uiiii venham mais assim,amanhã lá vamos tentar carregar. Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Boas Gonçalo,
    os sargos começam a dar um ar de sua graça, lá conseguiste tirar o teu matateu, estava dificil mas foi ;)
    Gosto da tua atitude, ensinar o que sabemos a um novo colega é de louvar, nem todos o fazem, parabéns.
    Ele gostou de certeza, ainda por cima deu tareia no professor, ui ui, foi um grande começo, também esta de parabéns.
    Grande abraço e continuação de bons lances companheiros.

    ResponderEliminar
  14. Boas Pedro
    Antes de mais obrigado pelo teu comentário, é verdade os sargos já vão animando algumas últimas jornadas, lá vou ensinando o pouco que sei pois até nós estamos sempre a aprender, gosto de poder partilhar o que é o prazer da pesca, foi uma boa experiência para ele e está a adorar, a parte da tareia no professor é que foi nota 10 esteve de parabéns,grande abraço e boas pescas

    ResponderEliminar